Independência do Brasil: Classificação de Sílabas

atividade de independência do Brasil

Essa atividade é indicada para o 3º ano do Ensino Fundamental I, mas também pode ser utilizada com o 2º ano, dependendo do nível da sua turma. Tem como objetivo principal o a classificação das sílabas em monossílaba (apenas 1 sílaba), dissílaba (duas sílabas), trissílaba (três sílabas) e polissílaba (quatro ou mais sílabas).

É importante que os alunos compreendam que as sílabas são as partes das palavras e saibam classificá-las, pois este conceito será importante para que, mais pra frente, compreendam algumas regras de acentuação.

Aproveite o tema: Independência do Brasil, para explicar este momento histórico que ocorreu em 7 de setembro de 1822 e como se deu este momento. Para após isto, solicitar que escrevam, com suas palavras, o que significou este momento ao país. Leve também a sala o hino, para que o conheçam.



HABILIDADES:

EF15LP05- Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF03LP05- Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

EF03HI05- Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.

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